Ações institucionais
Principais ações realizadas desde a nossa fundação.
Inauguramos em 2012 a prática institucional de escutar regularmente, em fóruns organizados para a comunidade empresarial do Estado, gestores públicos do primeiro escalão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que passaram a prestar contas de suas atividades, dialogando com o mundo corporativo de Pernambuco.
A partir de 2014, duas vezes por semestre, os filiados ao LIDE Pernambuco passaram a responder, usando tablets nos eventos presenciais, ao termômetro empresarial, através de um questionário que trazia a oportunidade de analisar o desempenho dos governos municipal, estadual e federal e também do Congresso, além de questões nacionais com protagonismo imediato. O Termômetro Empresarial, cuja metodologia foi suportada pelo IBOPE Inteligência, tornou-se uma referência para a Imprensa de Pernambuco e para os próprios governantes, assumindo o caráter de bússola do pensamento empresarial no Estado.

O Conselho de Gestão do LIDE Pernambuco contratou, em 2016, a Ceplan Consultoria para a elaboração de um documento contemplando a realidade de Pernambuco diante da crise econômica do Brasil e seus reflexos para a região Nordeste. Mobilizamos a escuta de 200 lideranças empresariais divididas em grupos focais, que revelaram o olhar das classes produtivas sobre os desafios do Estado. Clicando no link, você acessará três dimensões desse estudo, amplamente divulgado perante a comunidade empresarial, os representantes dos poderes no Estado, governadores do Nordeste, ministros e presidente da República.

Em 2016, a convite da OAB-PE, o Grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco articulou uma frente de entidades com a presença da CDL, FIEPE, Sinduscon e Ademi, buscando frear o aumento considerado impróprio e abusivo das custas judiciais e extrajudiciais. A articulação envolveu audiências com o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, e o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa. Com o apoio da mídia, a ação atingiu seu objetivo, e a pauta foi retirada de votação.
Assista ao vídeo e veja o documento.
Em 2017, a convite do secretário de Turismo e Esportes, Felipe Carreras, o LIDE Pernambuco organizou um jantar para 150 lideranças empresariais filiadas com o objetivo de sensibilizar a iniciativa privada para investir em bolsas dedicadas a atletas pernambucanos de alto rendimento. O valor arrecadado foi de R$ 672 mil, responsável pelo patrocínio de 56 atletas durante um ano. Até hoje, boa parte das empresas que aderiram ao programa mantém o incentivo.
Ainda em 2017, o LIDE Pernambuco reuniu 80 líderes empresariais para uma coletiva de imprensa em que o Grupo se posicionou pública e institucionalmente a favor da redução do tamanho do Estado, da aprovação das reformas Trabalhista e da Previdência e contra a corrupção na gestão pública. Usaram a palavra os nossos conselheiros de gestão Jorge Petribu, Mucio Novaes, Paulo Magnus e Paulo Perez Machado. A ação foi acompanhada da publicação nos três jornais de maior circulação e de anúncio ocupando página inteira. A mesma ação foi replicada nas redes digitais. Também ocorreu a articulação e monitoramento dos votos da bancada federal, relativos às reformas, por parte dos empresários que compõem o LIDE Pernambuco.
Clique nas imagens para ampliá-las.
Em 2018, uma parceria articulada pelo LIDE Pernambuco com as consultorias AJA e CEPLAN, estruturou a metodologia utilizada em fórum exclusivo para presidentes de empresas, onde foram levantadas as necessidades do Estado na percepção das lideranças empresariais. Esse exercício forneceu suporte para o debate com os candidatos ao Governo de Pernambuco, assegurando objetividade e pragmatismo ao diálogo. Após a conclusão dos debates, o LIDE Pernambuco tornou público um documento oficial com as opiniões do ambiente produtivo e a posição de cada candidato em relação aos pleitos. Acesse o documento, clicando aqui.
Clique nas imagens para ampliá-las.
Liderado por Ronnie Duarte e Alex Brenneken (presidente e vice-presidente), o Comitê de Desburocratização foi responsável por levantar, no início de 2021, o tema no Estado a partir de um conjunto de agendas com especialistas no assunto que subsidiaram a principal diretriz: construir avanços de maneira regular, andando de mãos dadas com o poder público. Nos primeiros sete meses do ano, tivemos diálogos estruturados com os representantes dos poderes e uma pesquisa com 150 empresas pernambucanas que avaliou 12 órgãos públicos e teve grande repercussão na mídia, poder público, lideranças associativas, comunidade empresarial e sociedade civil. Acesse o paper das nossas atividades no semestre e o relatório final com a nossa pesquisa. As ações do Comitê continuam no segundo semestre.
Clique nas imagens para ampliá-las.