ISAAC SIDNEY DA FEBRABAN DESTACA CRESCIMENTO DO PIB

ISAAC SIDNEY DA FEBRABAN DESTACA CRESCIMENTO DO PIB

No almoço-debate do LIDE Pernambuco para 200 lideranças empresariais do Estado, esta semana no Recife, Isaac Sidney registrou que o PIB do segundo trimestre veio muito acima da expectativa do mercado, destacando uma atividade potencial que não está sendo devidamente capturada pelos analistas econômicos, a alta nas demandas domésticas-consumo das famílias, relacionando esse efeito a geração de empregos que provocou um crescimento positivo nas vendas do varejo e também no crédito. “O Brasil vive o melhor momento da oferta de crédito desde a pandemia” registrou Isaac, ressaltando que Pernambuco ficou abaixo da média com um crescimento do crédito nos últimos 12 meses de 8,6% enquanto a média nacional foi de 10,9%.

A queda na taxa de desemprego, a repactuação de 24 bilhões de reais da dívidas das Famílias que tirou 6 milhões de pessoas da negativação (o desenrola pessoa jurídica repactuou 3 bilhões de reais) e o aumento da massa salarial deram sustentação ao bom momento do crédito no Brasil.

Os números da Febraban para Pernambuco mostram o Estado com uma inadimplência maior que o restante do País, o que leva a crer que o endividamento das famílias está maior e o comprometimento da renda também.

Em relação ao crescimento sustentável da economia brasileira, Isaac Sidney entende que a questão fiscal é um grande desafio já que não há certeza que o Governo Federal vai cumprir o arcabouço fiscal, “O mercado entende que haverá deficit fiscal em 2024, 2025 e 2026”.